

Melhora de Performance de Veículos Flex à GNV
O Projeto
O gás natural é uma energia de origem fóssil, encontrado em seu estado físico gasoso na natureza, produzida pela decomposição de matéria orgânica no interior da Terra, extraído de rochas porosas, calcárias ou em arenitos no subsolo, podendo estar ou não associado ao petróleo. Por ser de característica inodora e incolor, o gás natural comercializado recebe odorização de enxofre, visando identificação de vazamentos. Formados basicamente por hidrocarbonetos leves, principalmente metano e etano, sua combustão é quase completa e limpa, com baixa emissão de gases poluente. Mas na utilização como combustível veicular, o gás natural é falho quando falamos em performance do motor à combustão.
O principal problema dos veículos quando utilizado esse combustível, sendo eles convertidos durante a vida-série ou já original de fábrica, é o decréscimo de potência ocasionado pela baixa velocidade de queima do mesmo, fazendo assim, que isso se torne um grande empecilho para a maioria das pessoas que pensam em comprar ou converter o carro para GNV.
Com esse problema em mente e após muito estudo, chegamos à conclusão de que esse problema pode ser amenizado ao misturarmos na câmara de combustão os combustíveis GNV e Etanol, a fim de reduzir a perda de potência gerada pelo GNV. Além da mistura dos dois combustíveis, adotamos também a opção de gerar uma turbulência na câmara de combustão, ocasionando maior homogeneidade da mistura ar-combustível, aumentando a velocidade de queima. Assim com a combinação destas duas soluções, a utilização do GNV poderá se tornar mais atraente ao consumidor final e uma iniciativa mais ecológica comparado a combustíveis fósseis.
Sobre Nós
Nossa Missão
Qual o problema que vocês desejam solucionar? A partir dessa pergunta e com muita pesquisa e empenho, nos aprofundamos no estudo da melhoria de performance dos motores movidos à GNV para oferecer uma solução a fim de reduzir o consumo de combustíveis de origem fóssil.
Nossa Visão
Acreditamos que podemos oferecer um motor a combustão movido a uma mistura GNV e Etanol que possua performance semelhante à performance do motor utilizando combustíveis fósseis, criando assim uma opção mais barata e ecologicamente correta para os motoristas.
Resultados
Performance
Aumento de 15,8% em relação ao GNV
BMEP(Pressão Media Efetiva)
Aumento de 15,8% em relação ao GNV
Combustivel aspirado
Aumento de 38,5% em relação ao Etanol
Emissões de poluentes
NOx
Emissão de NOx Equivalente ao do Etanol
H2
Redução de 15% na emissão de H2 em relação ao Etanol.
CO
Redução de 15,5% na emissão de CO em relação ao Etanol.
Quem Somos

Vitor Ferri
Lider

Felipe Padovan
Lider Protótipo

Ayrton Dias
Lider Marketing e Custos

Mayco Vinicius
Lider Projeto

Lucas Manrique
Integrante

Rodrigo Gomes
Integrante

Gabriel Carvalho
Integrante

Denis Luiz
Integrante

Giovani Fioretti
Integrante
Parceiros

Tomasetto Achille Spa

Centro Universitário da FEI